Ler e contar histórias são
atividades muito importantes tanto para adultos como para crianças e jovens. Elas trazem inúmeros benefícios: reforçam o
vínculo com o leitor/contador, estimulam a criatividade, auxiliam no
desenvolvimento da linguagem e processo de alfabetização, tem poder terapêutico e curativo.
Pesquisas mostram que crianças que ouvem
histórias desde pequenas, tem melhores índices de vocabulário aos 3 anos de
idade. A alfabetização também é auxiliada. Estudos
sobre o processo de aprender a ler indicam que entender a mensagem de uma
história é tão importante quanto a alfabetização formal.
Livros também são capazes de
tornar os leitores mais extrovertidos e atentos às emoções das pessoas com as
quais convive. Por meio das histórias se
desenvolve a empatia, pois o leitor aprende a se colocar no lugar dos personagens.
Os benefícios também são de longo prazo.
Crianças que convivem com boas histórias na primeira infância, tendem a mostrar
mais motivação escolar aos 7 anos, menores índices de repetência as 14 anos e
melhores níveis sócioeconômicos aos 42.
As histórias podem ser contadas ou lidas e as duas situações apresentam benefícios:
A contação exerce influência no aspecto intelectual e emocional, estimula a curiosidade, a imaginação, a atenção, amplia o repertório linguístico. Já a leitura possibilita, além destas competências,a aprendizagem de comportamento leitor permitindo
que elas construam uma rede de significados que
as auxiliará a compreender melhor as estruturas da leitura e da escrita.
Porém, mais do que o desenvolvimento das competências destacadas gostaria de ressaltar o poder terapêutico das histórias. De acordo com Susan Perrow, autora do livro Histórias curativas para comportamentos desafiadores, as histórias tem um potencial curativo e ajudam a trazer o equilíbrio de volta tanto a adultos como a crianças. Para ela, "Quando nada mais consegue encontrar caminhos, as histórias chegam direto ao coração".
Kelem Zapparoli
Pedagoga e escritora
Nenhum comentário:
Postar um comentário